top of page

Lifiting Facial ou Ritidoplastia

O Lifting Facial, ou também conhecido como Ritidoplastia, tornou-se uma das cirurgias estéticas mais buscadas por quem se incomoda com os sinais do envelhecimento.

Conforme o envelhecimento natural, a exposição solar excessiva e a hereditariedade, ocorre o aparecimento de linhas e rugas faciais.

É comum o surgimento desses sinais, e eles ocorrem porque os tecidos do rosto se enfraquecem e perdem elasticidade, além da capacidade de manterem-se firmes. Os músculos faciais também podem distender-se, e os depósitos de gordura podem descer e diminuir, criando áreas fundas. Todas essas mudanças ocasionam rugas profundas e flacidez na pele.

As linhas e rugas podem ocorrer na área alta, média e baixa da face, sendo essa última, a mais notada.




QUEM PODE FAZER? Indivíduos candidatos ao Lifting Facial, devem compreender de que se trata de um procedimento cirúrgico, indicado para tratar os sinais visíveis do envelhecimento. Pacientes candidatos à Ritidoplastia possuem as seguintes características:

  • Flacidez no terço médio da face

  • Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores ou, no comprimento do nariz até a boca

  • Acúmulo de gordura menor ou deslocado

  • Perda de tônus muscular

  • Papada

  • Frouxidão na pele e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e mandíbula.

O PROCEDIMENTO A duração do procedimento pode variar de 2 à 3 horas, e normalmente utiliza-se a anestesia geral, mas também pode-se optar pela anestesia local associada a sedação EV, dependendo da complexidade do procedimento. Conforme o caso, existem as seguintes opções de Lifting Facial: Lifting Tradicional, Lifting com Incisão Limitada ou Lifting de Pescoço. Lifting Tradicional No lifting tradicional, realiza-se uma incisão no couro cabeludo, em torno da orelha até a região inferior. Em seguida, ocorre a redistribuição da gordura facial até a papada e o pescoço. Os músculos são elevados, e os tecidos subjacentes reposicionados nas camadas mais profundas da pele. Se houver necessidade, outra incisão poderá ser realizada abaixo do queixo. Lifting com Incisão Limitada Já no lifting com incisão limitada, as incisões devem ser menores às do tradicional. Ocorrem na região temporal, ao redor da orelha, e possivelmente dentro das pálpebras inferiores ou sob o lábio superior. Lifting de Pescoço No lifting de pescoço, a incisão normalmente ocorre na frente do lóbulo da orelha, contemplando toda a região de trás da orelha até a parte inferior do couro cabeludo. Através dessa técnica, é possível o tratamento do acúmulo de gordura sob o queixo e à pele flácida. Finalmente, após o procedimento, as incisões devem ser fechadas, utilizando-se suturas ou adesivos de pele. Curativos ou malha de compressão podem ser utilizado RECUPERAÇÃO Após o procedimento, o paciente pode apresentar inchaço e hematomas. Também poderá sentir dor, controlável com medicamentos prescritos na alta médica. O retorno às atividades diárias se dá em torno de duas semanas, de acordo com a disposição do paciente. O inchaço pode dissipar-se dentro de algumas semanas,permitindo a imediata visualização dos resultados, no entanto, pode haver variação desse tempo conforme a cicatrização do paciente. O lifting facial não impede o processo de envelhecimento, porém, proporciona a diminuição da flacidez e das rugas profundas, melhorando a aparência.

Comments


bottom of page