top of page

Abdminoplastia

Ter um abdômen liso e tonificado é o desejo da maioria das pessoas. No entanto, frouxidão na pele e acúmulo de gordura localizada, podem surgir e causar um aspecto desproporcional nessa região.

Muitas vezes, isso ocorre devido à gestações múltiplas, oscilações no peso e, até mesmo, a genética. Em alguns casos, mesmo com uma dieta equilibrada e exercícios físicos, não é possível conquistar o abdome desejado.

A abdominoplastia tem a função de restabelecer o perfil abdominal, tornando-o mais suave e com uma cintura mais definida. A cirurgia promove a remoção do excesso de gordura e pele, assim como o fortalecimento dos músculos da parede abdominal.




QUEM PODE FAZER? Indivíduos candidatos à Abdominoplastia devem compreender que o procedimento não é indicado para tratamento de obesidade ou celulites. E mesmo com resultados cirúrgicos duradouros, o paciente deve manter uma rotina saudável, para aumentar a eficácia e longevidade do tratamento. Os candidatos à cirurgia devem:

  • Adultos, dentro do peso ideal com variação máxima de 10%

  • Pessoas saudáveis

  • Devem possuir bom tônus muscular e elasticidade

  • Não fumantes

  • Pessoas com expectativas reais para o procedimento.

O PROCEDIMENTO A duração do procedimento pode variar de 2 à 5 horas, de acordo com as particularidades de cada caso (desconsiderando o período pré anestésico e de recuperação pós cirúrgica no centro cirúrgico). A anestesia utilizada pode ser geral, local associada a sedação EV ou peridural, dependendo da complexidade do procedimento. Para começar, o cirurgião desenha as incisões que posteriormente serão realizadas. Geralmente, durante a cirurgia de abdominoplastia são feitas duas incisões:

  • 1º Acima da região púbica, com extensão de um quadril ao outro, levando em consideração o contorno corporal para que as cicatrizes não fiquem expostas após a recuperação.

  • 2º Ao redor do umbigo.

Após, ocorre a exposição dos músculos abdominais através do descolamento do tecido em direção à caixa torácica. Esses músculos serão enrijecidos através de suturas que os aproximarão, permitindo o que a parede abdominal assuma uma forma plana e firme, além de uma cintura mais delineada. Sequencialmente, há a distensão do tecido sobre a parede abdominal, e a remoção do excesso de pele e gordura. Dessa forma, uma nova incisão é feita na região do umbigo para remodelá-lo. Drenos são inseridos próximos à região da virilha, com a finalidade de evitar a formação de líquidos durante a cicatrização. Eles devem ser removidos dentro de até 3 semanas, de acordo com a recuperação do paciente. O fechamento das incisões se dá através das suturas, aplicação de bandagens e curativos. RECUPERAÇÃO A recuperação ocorre de forma tranquila, pode haver aumento de volume e dor após o procedimento, podendo ser controlado com remédios prescritos na alta hospitalar. Malhas e cintas compressivas são indicadas, elas têm a função de ajudar no processo de cicatrização, evitar o acúmulo de líquidos e controlar o edema. Elas também podem ajudar na modelação da pele ao novo contorno corporal, e podem ser utilizadas por várias semanas. O retorno às atividades diárias se dá após uma ou três semanas, mas o retorno à vida normal, como levantar pesos e exercícios mais intensos, ocorre dentro de 6 à 8 semanas. É importante salientar que a Cirurgia de Abdominoplastia não previne o paciente de futuro ganho de peso, e, por isso, ele deve manter uma rotina saudável de exercícios e dieta adequada.

4 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page